quarta-feira, 8 de junho de 2011

Refrescantes borbulhas – A excelência dos espumantes nacionais


Sparkling Wines ... save the bubbles ...

Nesta época de verão, com elevadas temperaturas (a parte das intensas chuvas na região sudeste do país), os espumantes servidos à temperatura de 6 a 8 °C são muito convidativos e refrescantes.

Os espumantes nacionais vão muito bem, como sempre. A produção só cresce: em 2005, atingiu 260 mil litros e, em 2009, terminou o ano com 700 mil litros, num aumento de 40%. E a Serra Gaúcha, que detém 90% da produção brasileira, tem se especializado cada vez mais neste tipo de bebida, considerado um dos trunfos da vinicultura no país.

Um dos principais fatores pela qualidade das uvas na Serra Gaúcha são as condições climáticas. De acordo com o enólogo Philippe Mével da Chandon do Brasil em artigo publicado na revista Vinho Magazine, de modo geral, a precipitação pluviométrica elevada e o alto índice de umidade podem comprometer a maturação ideal das uvas para a produção de vinhos tranquilos, mas se tornam muito adequados para a produção de vinhos espumantes.

Os meses de dezembro a fevereiro são determinantes no ciclo vegetativo das videiras, quando se foca na elaboração de espumantes; durante este período, o número de dias de chuvas é elevado, reduzindo a insolação e, consequentemente, as noites ficam mais frescas, com temperaturas abaixo dos 20°C. Estes dois fatores fazem com que as uvas mantenham um bom teor de acidez e um teor moderado de açúcar. Este perfil de maturação caracteriza perfeitamente as uvas destinadas à espumatização. A maturação lenta favorece a formação de aromas extremamente finos e delicados.

Os espumantes nacionais são elaborados principalmente à base das uvas Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir as quais são processadas tanto pelo Método Champenoise (segunda fermentação na garrafa) como pelo Método Charmat (segunda fermentação em tanques de aço inoxidável).

Dica do mês:

Inúmeros espumantes de qualidade a preços acessíveis estão disponíveis para o consumidor, tais como: Excelence Par Chandon Brut Reserve, Salton Reserva Ouro, Casa Valduga Brut 130, Cave Geisse Brut, Miolo Cuvée Tradition Brut, Aurora Brut Chardonnay, Peterlongo Elegance Brut, Luiz Argenta Brut, entre outros.

José Eduardo Vieira de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário