terça-feira, 14 de junho de 2011

7 Segundos


“There isn’t a second chance to cause a good first impression” (Al Ries & Jack Trout)

“Não existe uma segunda chance de se causar uma primeira boa impressão.” (Al Ries & Jack Trout)

Há muito tempo escutei a frase “A primeira impressão é a que fica” e pensei: – Não, essa pessoa está equivocada. Ninguém pré-julga os outros tão rapidamente. O tempo provou o contrário. Pesquisas mostram que precisamos de apenas 7 segundos para formar uma opinião sobre alguém. Aliás, li um ótimo artigo escrito por Gutemberg Macedo sobre esse tema, no qual ele cita o escritor alemão F. Von Schiller (1759-1805): "Todos julgam segundo a aparência, ninguém segundo a essência".

Então, se for uma questão de percepção e não de conteúdo, pergunto-lhe: – Quantas e quantas vezes nós não antipatizamos gratuitamente com a pessoa que acabamos de conhecer? Normalmente não sabemos explicar se foi algo no olhar, no andar, no modo de se vestir ou de falar. Porém, pré-julgar pessoas é uma via de mão dupla e ser apresentado às pessoas ou vice-versa requer muita cautela, pois alguns detalhes são primordiais devido ao grande poder de influenciar a imagem que se quer transmitir. Os exemplos abaixo não são verdades absolutas, mas podem ser perfeitamente descritos como outro olhar sobre um assunto tão antigo.

No atual mundo corporativo em que a competitividade é regra geral, os consultores de carreira são unânimes ao afirmar que saber se relacionar é tão importante quanto possuir a competência técnica, visto que 75% (setenta e cinco por cento) das demissões ou três em cada quatro são motivadas pelo aspecto comportamental, como problemas de relacionamento interpessoal ou falhas na atitude.

Enfim, se as dicas que lhe passei chegaram com um pouquinho de atraso e você “queimou o seu filme”, não se preocupe. Junte-se ao clube! Apesar da frase de Al Ries e Jack Trout ser extremamente assertiva, amanhã é outro dia e acredite, haverá uma próxima vez para se redimir, apesar de achar que o Universo está contra você. Também é a mais pura verdade que não há como apagar da memória uma má primeira impressão, mas é perfeitamente possível deixar uma ótima segunda impressão que minimize a anterior. Lembre-se: Neste planeta sempre existirão pessoas que vão amá-lo e respeitá-lo pelo que você é e outras que vão odiá-lo e invejá-lo pelo mesmo motivo. Acostume-se!!!

Roberto H. Tanaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário