sexta-feira, 8 de julho de 2011
A origem da Sauvignon Blanc ou Blanc Fumé
Sauvignon Blanc - crisp, elegant, and fresh
A Sauvignon Blanc teve suas origens no oeste da França, especialmente nas regiões do Vale do Loire e de Bordeaux. No Vale do Loire, especificamente no Berry e no Nivernais, com clima semi continental e inverno com os frios ventos do norte, seus famosos vinhos brancos, como o Poilly-Fumé são elaborados com a Sauvignon.
Este soberbo vinho branco, conta-se, era o preferido de Napoleão, que o recebia de dois produtores locais, o barão de Ladoucette, do chateau de Nozet, e o conde d’Assay, do chateau de Tracy. O vinho é realmente exuberante, verde-dourado, aroma de especiarias e pleno na boca. A fermentação se dá entre 16°C e 18°C.
Nesta faixa se obtêm um vinho com aromas minerais mais evidentes que o exuberantemente frutado. Já em Sancerre, também no Vale do Loire, os solos variam entre áreas de base calcárea com cobertura argilosa (onde se produz brancos equilibrados, ricos e complexos), áreas de calcário compacto (caracterizando elegância e perfume) e de silex (que confere vigor ao vinho). Graves é a região mais antiga de Bordeaux e nela são produzidos excelentes vinhos brancos, muitas vezes com duas cepas, a Sauvignon que acrescenta fruta e acidez e a Semillon que dá corpo. Além da temperatura controlada citada acima, em Graves são empregadas algumas técnicas de extração de aromas, como as macerações peliculares, que consistem em deixar o mosto por algum tempo em contato com as cascas da uva. Dentro de Graves está localizada a denominação “Sauternes”, onde é elaborado o vinho licoroso mais famoso do mundo e a Sauvignon desempenha um papel relevante. Em próximo artigo abordaremos os vinhos de Sauvignon do novo mundo.
Dica do mês:
Sancerre 2009
Produtor: Roger & Didier Raimbault – Vale do Loire, França
R$ 97,00 – importadora La Cave Jado
Vinho bastante típico, aromas de pêra e ervas, boca cítrica com toque mineral.
José Eduardo Vieira de Moraes
Marcadores:
aula de ingles,
curso de ingles,
Escola de Inglês,
ingles de negocios,
ingles para executivos,
josé eduardo vieira de moraes,
Wall Street Institute.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário