segunda-feira, 25 de julho de 2011

Agá dois Ó – Parte 1/2


“Teach children and do not need to punish men”
(Pitágoras)
“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” (Pitágoras)

O ano de 2003 é considerado o Ano Internacional da Água Potável. De lá para cá, o que temos feito em prol, visto que de todas as partes do planeta surgem alertas quanto à sua escassez?

Segundo o artigo do CAB sobre a falta d’água ao redor do globo, 2 bilhões de pessoas sofrem com a falta de água potável e 80% das enfermidades são contraídas devido à poluição das águas. Com conotação alarmista, o artigo adverte que se não tomarmos medidas para reverter tal situação, no prazo de uma geração (25 anos), 4 bilhões de pessoas serão afetadas. E os cientistas ainda preveem que o valor dela ultrapassará o do petróleo. Detalhe: Para os estudiosos da área, o sentido de “escassez” está relacionado à falta de água que possa ser consumida ou utilizada para outra aplicação.

Seguem alguns dados extraídos desse artigo:

1.No ano 100 A.C., o consumo de água de uma pessoa era um pouco acima de 10 litros por dia.
a. O homem moderno chega a consumir diariamente quase 1.000 litros.
2.Hoje, os 1.000 litros de água utilizados pelo ser humano resultam em 10.000 litros de água poluída.
3.Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 1.380 litros por mês.
4.Um banho de ducha consome 135 litros de água em 15 minutos.
Vamos a alguns dados apontados na composição do CAB sobre a importância dela e os benefícios para o corpo humano:

1.A água é considerada o solvente universal.
2.A água transporta os nutrientes e o oxigênio a todas as células do corpo e ajuda a transformar o alimento em energia (reposição).
3.A água protege e amortece os órgãos vitais, regula a temperatura do corpo por meio da hidratação e lubrificação e umedece o oxigênio para a respiração.
Complementando os dados acima, os especialistas recomendam que a ingestão diária de água deva ser de 1,5 a 2 litros por pessoa e tais valores também foram relatados por Ícaro Alves Alcântara (2003): “o ideal é ingerir um copo de 200 ml de água por hora em que se estiver acordado.” Ele ainda faz uma ressalva, a de que não adianta deixar para tomar os 2 ou 3 litros necessários por dia de uma só vez.

Obs.: Uma pessoa consegue viver até 40 dias sem alimento, mas sem beber água morre em 3 dias.

O estudo do CAB divulgou que, do total de água na Terra, 97% são salgadas e 3% são doces, sendo que 2% estão nas geleiras, as quais estão subdivididas em: 0,99% em lençóis subterrâneos e apenas 0,01% estão disponíveis (boa parte poluída). O Brasil tem o privilégio de ter aproximadamente 12% da reserva total de água doce do mundo, porém o ser humano esquece que a água existente hoje é a mesma da época dos homens das cavernas.

E para finalizar, coincidentemente ou não, a proporção de água no Corpo Humano e no Planeta Terra é semelhante: 71%. Infelizmente, se não aprendermos a preservá-la, desapareceremos juntos.

A Saber: A segunda parte deste artigo será publicada na primeira semana de Julho no site da Arima Associados.

BIBLIOGRAFIA

•ALCÂNTARA, Ícaro Alves. Água: Uma Fonte de Saúde. Revista UNICEUB, [S.I.], ano IV, abr. 2003. Disponível em < http://www.sebhe.com.br/HE/bibilioteca/revistas-1/revista-nb0.-12#-gua-uma-fonte >. Acesso em: 23 mai. 2011.
•CAB Sistema Produtor Alto Tietê. Saneamento – Dados. PASSWORD Comunicação (Org.). [s.n], Suzano, 24-08-2009. Disponível em < http://www.cabspat.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53&Itemid=81 >. Acesso em: 23 mai. 2011.
Roberto H. Tanaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário