How to REALLY identify and satisfy the needs of each customer?
Hoje, cada vez mais pessoas se preocupam com seu bem estar e atentam-se mais abertamente aos produtos, serviços e vantagens que as empresas podem oferecer. Já não bastam apenas bens de consumo e serviços “bons e baratos”, mas sim uma empresa que realmente esteja preocupada em proporcionar uma relação de confiança e proximidade com o cliente, captando e ATENDENDO suas reais necessidades.
Nasce, então, a personalização extrema dos serviços. Exigência do consumidor, realidade para empresas de todos os segmentos que desejam garantir sua perpetuação no mercado. Os exemplos de personalização estão por toda parte: “Banco X, feito para você” ou “o Banco do Marcelo, José, Maria”. A personalização chegou ao extremo de podermos montar nosso próprio tênis, oportunidade dada pela maior fabricante de calçados esportivos do mundo.
Essas ações e campanhas publicitárias proferem a seguinte mensagem: Nossa empresa quer lhe atender da sua forma. Não importa qual seja, lhe atenderemos do seu jeito. Mas como conseguir identificar e saciar REALMENTE as necessidades de cada cliente?! Fomentando a interação do capital humano com o cliente. Em outras palavras, intensificando a comunicação humanizada entre as partes.
A questão é que essa qualidade de comunicação, necessária para humanizar as relações comerciais por meio da servidão, exige percepção apurada, que floresce primeiramente no pessoal para só então despontar no profissional. As empresas não entendem isso, apenas querem que seu capital humano, do dia para noite, adquira a sensibilidade para captar todas as necessidades dos clientes.
De igual forma, no teatro, o ator em formação, antes de conseguir interpretar um papel com destreza, precisa se autoconhecer por intermédio de um processo de desenvolvimento pessoal. Processo esse que permite potencializar: criatividade, segurança, naturalidade, autocontrole, confiança, serenidade, preparo para o inesperado; que se materializam por meio de uma única habilidade: a comunicação plena.
A comunicação é uma competência de origem comportamental, tendo seu aprimoramento atrelado ao autoconhecimento. Existe ambiente mais lúdico e descontraído para potencializá-la que o teatro?! Claro que não! Então por que as empresas insistem em RACIONALIZAR o desenvolvimento comportamental que tem cunho meramente humanístico?! E por que as pessoas insistem em aprender com a vida onde o processo é mais longo e doloroso!?
Simplesmente porque buscam atender suas vontades ao invés das necessidades, buscando o caminho imediatista e aparentemente mais fácil. Como dizia o filósofo Platão por volta do século 4 antes de Cristo, “a necessidade é a mãe de todas as invenções”.
Satisfações Teatrais!
Leonardo Calixto
Escola E.I.T. Teatro para Comunicação e Negócios
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