quarta-feira, 23 de março de 2011

Para os dias mais frios, os vinhos à base da uva Tannat são uma boa pedida


Tannat is a minor red wine variety that deserves to be better known.

Em dias mais frios, há uma tendência para o consumo de pratos mais substanciosos que requerem a escolta de vinhos mais encorpados. Neste contexto, os vinhos elaborados a partir da uva Tannat se apresentam muito bem, cuja compatibilização enogastronômica clássica é com o goulash, famosa iguaria húngara, prato consistente, que pede um vinho com bons taninos e destacado frescor (características do Tannat) para dar o justo contraponto.
A uva Tannat é originária da região basca Madiran, no sudoeste da França. Os vinhos da Tannat são ricos em compostos fenólicos, estruturados e de coloração muito intensa, sendo, geralmente, ácidos, algo rústicos e potentes. Se a uva é madura e o vinho envelhecido em barrica de carvalho, desde que tenha tido na sua origem (no vinhedo), taninos de qualidade, os mesmos são polidos de forma que o vinho se torne relativamente redondo, mais suave e agradável. A Tannat foi introduzida no Uruguai na segunda metade do século XIX e hoje é considerada a uva emblemática daquele país, onde se originam vinhos mais suaves que em Madiran e que com três a quatro anos já estão prontos para beber, mas sem deixar de apresentar sua musculatura.

Dicas do mês:
Tannat Bouza 2007 - Uruguai
R$ 58,75 (Decanter)

Envelheceu 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. No nariz, ameixas maduras e groselhas, café e alcaçuz. Taninos firmes e bom frescor.
Tannat Milantino 2005 Brasil, Serra Gaúcha
R$ 30,00 (vinícola Milantino www.milantino.com.br)
A safra de 2005 é considerada a melhor na história vitivinícola brasileira. Vinho de coloração roxo violáceo profundo. Seu aroma intenso lembra frutas vermelhas maduras, como amora, ameixa e especiarias. possui expressivo volume na boca, confirmando o que apresenta no aroma.

José Eduardo V. de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário