segunda-feira, 14 de março de 2011

Do it “write”!


Why is it still important to know how to write? Effective writing and reading skills are as important for effective communication as speaking and listening skills.

É muito comum ouvirmos os alunos falarem: “Eu não preciso saber escrever nem ler, eu só quero falar!”. Além do fato de ter esquecido também da habilidade de ouvir, eu acho engraçado e curioso este tipo de argumentação. Isso sem falar quando dizem: “De gramática então, eu não quero nem saber!”. Volto mais uma vez ao meu discurso que falar uma língua bem é conhecer todos os seus lados, saber usar todas as suas habilidades. Você pode não ser um expert, mas tem que saber mais do que apenas “se virar”. E isto toma uma proporção macro se estamos falando de secretárias... bilíngues.
No caso de nossa profissão que se inclui na área administrativa, a habilidade da escrita continua sendo uma das mais importantes. Afinal, as “primeiras secretárias” do mundo foram nada mais nada menos do que... os escribas! portanto, temos que “do it write!” como certa vez vi em um livro, brincando com as palavras “write” e “right”. Hoje em dia, é realmente raro termos que escrever uma carta, mas dentro do mundo corporativo, alguns emails podem ser tão formais quanto uma carta. Você pode não ter mais as regras tão rígidas quanto as que haviam para escrever as cartas, mas ainda há uma separação clara entre em um email formal e um email informal, da mesma forma que a escrita de um convite para uma festa é absoluta e obviamente diferente de uma mensagem de condolências.
Sem falar (claro) de cartas de apresentação, currículos, ensaios, monografias, todos estes representam quem você é através da escrita. Em casos assim, o seu estilo de escrever e sua habilidade em usar as palavras revelam muito de sua personalidade. Em um mundo onde as pessoas usam tantos “atalhos” para se expressar, não deixe que a informalidade tome conta também da sua escrita ou, se tomar, tenha certeza de que ela limita-se a conversas entre amigos e não entre parceiros de negócios, colegas de trabalho e muito menos com seu chefe! Uma escrita excelente lhe traz respeito, uma escrita pobre, ao contrário, é de difícil compreensão e deixa uma má impressão a seu respeito. É muito comum haver uma interpretação errada de um determinado assunto por causa de escrita errada.
E se você ainda acha que regras de escrita não se aplicam ao mundo moderno dos emails, me responda: COMO VOCÊ SE SENTE AO LER UMA FRASE TODA ESCRITA EM LETRAS MAIÚSCULAS? Não parece que estou gritando com você? Esta é apenas uma das regras de comunicação moderna via email: nunca escrever em letras maiúsculas, pois a impressão é de que você está gritando com quem está lendo. Ou seja, nossas habilidades de escrita são e sempre serão parte essencial do nosso trabalho, por mais que o tempo passe, por mais que pareça que a modernidade está fazendo com que algumas habilidades entrem em extinção.

Regina Rezende

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