sexta-feira, 1 de abril de 2011
How to prepare a remarkable business presentation
Imagine the most fearsome experience in your life. What would you do then, if it became a daily burden? That questions haunts many business people. However, the answer is straightfoward: it can't be dreadful any longer. Learn how to turn the scary task of delivering a business presentation in an opportunity to highlighten your skills and lure the energetic sparks of the spotlight to yourself.
A rotina do profissional moderno está repleta delas. Muito do tempo gasto pelos executivos é voltado à finalização delas. Negócios milionários e projetos caríssimos dependem delas quase que exclusivamente. As business presentations (apresentações negociais) exercem um papel indispensável no mundo empresarial e, para intranquilidade de muitos, são cada vez mais frequentes.
Basicamente, há dois princípios que norteiam indistintamente as business presentations. O primeiro, fundamental para persuadir clientes e galvanizar o apoio dos membros da equipe, é o convencimento (persuasion). O segundo, ainda mais raro que o primeiro e igualmente essencial: a inovação (innovation). Reuniões jamais pretendem simplesmente reiterar o que já se sabe; visam, sobretudo, amealhar idéias inovadoras para solucionar problemas.
Steve Jobs, figura emblemática do meio empresarial e papa do ramo digital, compara-a a um filme emocionante e preconiza alguns pontos indispensáveis (www.smartplanet.com):
Simplicity (a apresentação deve ser objetiva e clara, a fim de conquistar adeptos);
Visual effects (a tecnologia é uma aliada visualmente expressiva para prender a atenção);
Have a villain (o problema é obstáculo à felicidade corporativa e deve ser superado);
Have a dream (mostre porque o sonho-meta vale a pena);
Practice (possível inspiração em Thomas Jefferson “a genius is 1% inspiration and 99% transpiration”)
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