quinta-feira, 28 de abril de 2011

Abaixo a quarta parede!


For years we have seen that same old traditionalist vision of the teacher as the master, owner of the absolute truth, and the student as the pupil, the one whose only purpose is to listen and agree. Even thought new techniques are being applied in order to change this scenario the biggest barrier is carved deep inside student's and teacher's subconscious.

Quando se trabalha com cursos de idiomas voltados para adultos, é comum sentir a frustração que toma conta daqueles que precisam começar do zero. Aprender uma nova língua é um processo longo e requer prática. Na nossa vida, entretanto, tudo é para ontem e tudo precisa ser feito o mais rápido possível, afinal seu emprego pode depender disso.
Professores e alunos distinguem-se meramente pela sua intenção. Um deseja adquirir os conhecimentos do outro. Porém isso não significa que um não possa aprender e o outro não possa ensinar e vice e versa. Imagine o que poderíamos aprender com um aluno que é especialista em Astronomia? O que vemos são alunos que, frente à dificuldade de se expressar corretamente em inglês, não se comunicam naturalmente, com medo de errar estrutura, pronúncia etc. O que fazer? A solução é derrubar a quarta parede.
No teatro, a quarta parede é a parede imaginária que separa o ator de seu público e que, na realidade, não passa de uma divisão simbólica que impede o público de
Intervir na peça. Derrubar a quarta parede significa colocar professores e alunos no mesmo nível hierárquico, não por terem o mesmo conhecimento da língua inglesa, mas porque ambos tem conhecimentos distintos suficientes para aprender um com o outro. A intenção é que a aconversa flua, que seja agradável para ambas as partes, sem preocupar-se em falar corretamente (afinal, ninguém inicia um estudo sabendo de tudo desde o início). A conversa de igual para igual torna o ambiente mais agradável, menos inibidor e, portanto, absorvemos melhor o que escutamos, logo aprendemos de forma natural como em uma conversa entre amigos.
Lembra do aluno que é especialista em Astronomia que citei a pouco? Um dia, seu professor de inglês poderá ter o prazer de escutá-lo ministrando uma aula de Astronomia toda em inglês. Pode ter certeza que será uma experiência única, tanto para o professor quanto para o aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário