Find out if Google is the ideal solution to advertise your company and how much it's worth paying in order for it to become profitable.
Quem hoje não utiliza o Google para suas consultas na Internet? Mapas, restaurantes, pesquisas de produtos, informações sobre pessoas e empresas são pesquisas que fazemos de forma corriqueira no Google, pessoal ou profissionalmente. É - ou deveria ser - o sonho de todo empresário e profissional de marketing aparecer para seus clientes justamente na hora em que potenciais clientes realizam pesquisas pelo produto que sua empresa vende ou serviço que presta.
Esse objetivo pode ser alcançado criando-se um site altamente relevante para o Google, um tópico a ser abordado em outro artigo, ou pagando-se para aparecer nos links patrocinados.
Mas será que os links patrocinados foram feitos para sua empresa? Pense sobre as seguintes questões:
Meus clientes não ficam restritos a um bairro. Quanto mais amplo o meu mercado, melhor;
Não conheço todos os meus potenciais clientes;
Há dezenas, centenas, milhares de potenciais clientes espalhados por aí e não sei como chegar neles a um custo acessível;
Meus potenciais clientes procuram na internet por fornecedores para meu produto ou serviço;
Meus potenciais clientes pesquisam na internet para obter mais informações, especificações técnicas sobre meus produtos.
Já deu para ter uma idéia se você é um potencial vencedor no Google. Se você vende produtos muito específicos (porcas sextavadas para usinas hidro-elétricas) e conhece todos os seus clientes,
atendendo-os pessoalmente com sua força de vendas, o Google provavelmente não funcionará para você. Divulgar a sua quitanda de frutas em Santana também não será muito eficiente. Por mais que seja possível selecionar áreas geográficas bem definidas para a veiculação dos links patrocinados, os endereços dos computadores (IP), na internet brasileira, não representam com exatidão a sua localização física.
Antes de correr para o Google Adwords, a ferramenta de links patrocinados do Google, e começar a anunciar sua empresa, é preciso saber o quanto você está disposto a pagar por um clique. Sim, o Google funciona dessa forma, você paga o valor que quiser, e só paga quando alguém clica no seu anúncio, isto é, por visitas efetivas ao seu site.
O valor pago, porém, afetará o posicionamento de seu anúncio. Quanto mais você pagar, com mais destaque seu anúncio será exibido, podendo inclusive aparecer na área premium da tela do Google, aqueles primeiros resultados com um fundo alaranjado.
Se você vende presilhas de cabelo, pagar mais do que alguns centavos por clique é prejuízo na certa. Mas se você vende carros importados, certamente não se importará de pagar vários reais por um clique. No final das contas, é o acompanhamento dos resultados de vendas ou oportunidades de negócios geradas pelos links patrocinados que determinará o valor do clique ideal para a sua incursão nos links patrocinados.
E então, o Google é para você?
Bernhard Schultze
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