Nowadays, the amount of students who complain that they are able to understand English well but can't get their messages across, especially speaking, has increased considerably. It makes me wonder if they've been giving real attention to the primary skill of language learning.
Atualmente, muitos são os métodos, recursos e estilos de aprendizagem para que se alcance fluência em um idioma. No entanto, independente da forma de aprendizado, tenha em mente que há uma base primordial da qual todas as outras habilidades são complementares. Listening é esta base essencial.
O fato é que todos os alunos são conscientes dessa importância. É evidente que, sem ouvir, somos incapazes de falar. No entanto, há diversos detalhes que tornam a audição uma habilidade imprescindível.
Ao ouvirmos atentamente um diálogo, estamos assimilando natural e instintivamente não só pronúncia, compreensão oral, entonação, mas também gramática e vocabulário da melhor foma possível (em um contexto) e também estamos construindo a base para uma boa fluência, que é o objetivo principal e o maior desafio para a maioria dos alunos.
Entretanto, somente ouvir não é o suficiente para compreensão oral ou para a melhoria daqueles que já falam inglês há algum tempo com alguns erros. É necessário que se ouça com extrema atenção, pois há sons inexistentes na língua portuguesa e não estamos habituados a reconhecer algumas diferenças minúsculas de pronúncia em inglês que possuem significados totalmente opostos.
Então faça uso de todos os recursos existentes para ouvir em inglês (recursos da escola, livros e revistas com Cds, audiobooks, filmes, músicas etc). Sempre tenha em mente que aprender um idioma sem ouví-lo constantemente é como construir uma casa pelo teto, ou seja, uma forma oposta ao método natural com a qual você aprendeu sua primeira língua.
Márcio Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário