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Todo o mundo, literalmente, conhece o Google e utiliza-o para as suas buscas online. Cada dia, mais empresas dão-se conta do potencial de negócios do Google e anunciam seus produtos e serviços em seus resultados de busca. O que poucos anunciantes sabem, ou pelo menos sabem como fazer bem, é explorar a rede de conteúdo do Google para atingir clientes em diferentes estágios do processo de compra. Antes de mais nada, é preciso entender o que é essa tal rede de conteúdo, também conhecida como Adsense.
Exemplo: O site XYZ possui ricas informações sobre algum tópico, como por exemplo carros antigos. Milhares de pessoas acessam esse site e o editor do XYZ gostaria de ser remunerado por esses acessos. Sai então atrás de potenciais anunciantes para o site, e descobre que essa tarefa não vai ser nada fácil. Entra em cena o Google Adsense. O editor cria uma conta, gera um código a ser incluído no site e pronto, anunciantes ansiosos em aparecer para o público alvo do site passam a ter seus anúncios exibidos em questão de minutos. O Adsense encurtou drasticamente o caminho entre anunciantes e provedores de conteúdo.
Continuando o nosso exemplo, a sua editora está lançando uma revista focada em carros antigos. Você já distribuiu exemplares na última feira do setor, mas sabe que milhares de pessoas não vão a feiras mas pesquisam sobre o assunto na internet. Além do site XYZ, outras centenas de sites do Brasil e do exterior são acessados pelo público alvo da revista. Além disso, sites de notícias constantemente veiculam notícias sobre eventos relacionados a carros antigos. Como chegar até pessoas? Como atingir potenciais leitores de Portugal?
Você pode entrar em contato individualmente com cada um dos sites, negociar valores de publicidade, entender quais os formatos de banners e links patrocinados suportados por cada site ou, mais simples e barato, anunciar na rede de conteúdo, atingindo instantaneamente sites que já fazem parte do Adsense.
O Google permite diversos filtros na rede de conteúdo:
- Escolha as palavras-chave que devem aparecer na página onde o seu anúncio é exibido. Ex: Carros antigos;
- Defina em que sites os anúncios devem aparecer. Ex: www.estadao.com.br, orkut, gmail etc;
- Cruze as informações: matérias no site www.estadao.com.br em que apareça a expressão "carros antigos";
- Público alvo: feminino, adolescentes etc.
Note porém que a rede de conteúdo possui uma característica diferente da rede de anúncios em resultados de busca. Quando realizam uma busca no Google, as pessoas estão mais perto de concluir uma compra ou contratar um serviço. Esse não é necessariamente o caso na rede de conteúdo. Pessoas lendo matérias de turismo no Caribe possuem uma probabilidade média menor de adquirir um pacote de um cruzeiro no Caribe do que alguém digitando no Google "contratar cruzeiro no Caribe". Por outro lado, você pode divulgar nesses sites pacotes para uma ilha que poucos conhecem, como Turks and Caicos, visto que pouquíssima gente digitaria "pacotes de turismo para Turks and Caicos" no Google.
O importante é entender que a rede de conteúdo fará sua empresa chegar ao seu público alvo através de sites frequentemente acessados por eles.
Bernhard Schultze
SEO Marketing
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