sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os médicos podem estar errados

São Paulo – De modo geral, aconselha-se um exame de mamas mais acurado para mulheres entre 40 e 49 anos, sendo mais cedo para os casos de mulheres com casos na família e mais tarde para mulheres sem incidência da doença no histórico familiar. No entanto, se Irene Yovanos, profissional da área de TI, fosse seguir essa recomendação, ela estaria morta, uma vez que o primeiro nódulo mamário surgiu aos 35 anos, três anos após o nascimento de seu primeiro filho:
“Fiz um auto-exame aos 35 anos e constatei um nódulo. No diga seguinte estava em um oncologista, que diagnosticou câncer de mama. Se tivesse esperado até os 40 para buscar um diagnóstico, não teria tido meu segundo filho, o que aconteceu logo após o tratamento desse câncer, que foi totalmente debelado”, explica Yovanos.
Para contar sua experiência, Irene vai proferir a palestra “Como lidar com os fantasmas do câncer”, que terá a participação da psicanalista Débora Andrade, criadora do Projeto Instigar, e conta com o apoio do Wall Street Institute, uma escola de inglês global com unidades no Brasil:
“Convidei a Irene para um bate papo com outras mulheres em meu consultório sobre esse assunto. A procura foi tão grande que decidimos ampliar o evento, inserindo a palestra no Outubro Rosa, uma ideia que foi encampada pelo Wall Street Institute. O objetivo é mostrar que um diagnóstico precoce é o melhor remédio, pois o índice de cura, como aconteceu com a Irene, é muito alto”, assinala Andrade.
“Depois de descobrir o que eu tinha, fui me informar. Tive a sorte de poder contar com bons médicos, o que também ajudou. Mas ficou uma certeza: a indicação de que as mulheres devem buscar exames de mamografia a partir dos 40 anos me parece equivocada em função do fato de que vivemos uma epidemia de câncer no mundo. Se eu fosse seguir esse conselho estaria morta. Acredito que as mulheres devem começar a fazer auto-exames cedo, o mais cedo possível, e buscar diagnósticos mais especializados já a partir dos 30 anos”, recomenda Yovanos.
Palestra – A palestra “Como enfrentar os fantasmas do câncer”, onde Yovanos relata sua experiência no combate à doença, acontece no próximo dia 28 de outubro, às 19h, na Unidade Berrini do Wall Street Institute, localizada no Shopping Nações Unidas (Av. Nações Unidas, 12.901), em São Paulo. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever acesse: www.wsischool.com.br/inscricao.

Mais informações
Marisa Bravo
e-Press Comunicação
11 2619 1720
marisa@epress.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário