São Paulo – No passado, acreditava-se que depois de um certo período na escola, as crianças eram educadas e estavam aptas a uma vida social e de trabalho. Esse conceito ruiu já há alguma décadas, especialmente em função da contatação de que as empresas precisam preparar os empregados para as mudanças nos ambientes tecnológicos, sociais e de negócios que acontecem com cada vez mais frequência. Isso está levando a uma crescente investigação sobre como os adultos aprendem.
Segundo Alessandro Saade, Diretor da Education Store, empresa especializada em ações de educação executiva voltadas para adultos, se a pedagogia, ou educação de crianças, é uma ciência sobre a qual se pesquisou muito, a andragogia, ou como aprendem os adultos, precisa ainda se desenvolver:
“Mas uma coisa é certa. Os adultos aprendem melhor por meio de pequenos conceitos e processos de fixação desses conceitos de modo interativo e lúdico. Ações de aprendizado à moda antiga, com um professor ditando as matérias, têm baixíssimo resultado entre adultos, daí porque é preciso encontrar mecanismos de difusão de conhecimento mais efetivos quando o assunto é ensino a adultos em ambiente empresarial”, explica.
Autor do artigo “Edutainment”, que integra o livro colaborativo “Visões sobre treinamento corporativo”, organizado por Carol Olival Trovó, diretora pedagógica do Wall Street Institute, Saade assinala que o mercado de ensino por meio da técnica de “edutainment” começa a se desenvolver no Brasil, justamente porque reúne fundamentos da andragogia:
“Costuma-se confundir o “edutainment” com jogos ou dinâmicas, que têm função mais recreativa. Esta técnica é bastante diferente, pois alinha a atividade com os objetivos estratégicos da empresa e tem sempre um viés educacional, de formação”, assinala.
De acordo com Saade, muitas escolas de negócios estão substituindo a velha técnica de análise de cases escritos por ações de “edutainment”, que promovem um ensino mais eficaz de conceitos muitas vezes complexos:
“A Duke University, nos EUA, é um exemplo de universidade que usa intensivamente técnicas de “edutainment”, que têm se revelado uma importante ferramenta de difusão de conceito para profissionais que buscam especialização. O conceito de edutainment vai crescer no Brasil especialmente em função do próprio perfil do brasileiro, que prefere ambientes mais descontraídos tanto nas escolas quanto no trabalho”, explica.
Livro colaborativo - O livro colaborativo “Visões sobre Treinamento Corporativo” reúne vários capítulos que abordam questões relacionadas ao treinamento dos pontos de vista estratégico, tático e operacional nas empresas. Vários autores participam, todos eles com grande vivência nas áreas de Gestão de Pessoas de empresas e entidades, inclusive professores e consultores. O trabalho será distribuídos em vários formatos: 2.000 exemplares impressos, formato eletrônico para aqueles que quiserem baixá-lo na Internet e até um blog, que está registrando entrevistas em vídeo com os autores. Você pode acessar o blog do livro em www.treinamentocolaborativo.blogspot.com e acompanhar a evolução do projeto.
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Marisa Bravo
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