sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dificuldade dos treinamentos é na atitude

Leonardo Calixto, Diretor da EIT Teatro para Comunicação e Negócios, os treinamentos falham exatamente no aspecto de promover uma nova atitude nas pessoas da organização. Autor do artigo “As múltiplas facetas do treinamento”, do livro colaborativo “Visões do Treinamento Corporativo”, Calixto assinala que os treinamentos, de modo geral, trabalham apenas a transmissão de conhecimentos, mas não acompanham a instalação dos novos hábitos nos colaboradores. Veja no vídeo abaixo a primeira parte da entrevista com Calixto.


Sucesso depende de compromisso mútuo
Treinamentos usados como forma de punir empregados pouco eficientes estão fadados ao fracasso. Segundo Calixto, a motivação de um colaborador para o envolvimento em um treinamento estará diretamente relacionada aos resultados que ele percebe nessa ação. Para Calixto, o bom treinamento deve acolher o colaborador, pois só o acolhimento gera a segurança necessária à participação. Veja no vídeo abaixo mais um trecho da entrevista.


Autoritarismo prejudica o treinamento
A tradição autoritária do Brasil, que domina inclusive o cenário organizacional, prejudica o bom desenvolvimento dos treinamentos. Quando o treinamento é imposto e a pessoa não vê sentido naquilo que faz, dificilmente ela se envolverá e tirará do treinamento os ensinamentos de que necessita para desenvolver novas atitudes. Veja no vídeo abaixo mais um trecho da entrevista com Leonardo Calixto, que analisa em seu artigo as múltiplas faces do treinamento.

Empresas devem buscar ajuda especializada
Para Calixto, embora as tentativas de desenvolvimento internas devam ser valorizadas, as empresas devem buscar ajuda especializada para suas ações de treinamento, pois buscar esse desenvolvimento exclusivamente por conta própria pode levar a erros de difícil reparação que poderiam ser evitados contando com a experiência de quem já trilhou os mesmos caminhos. Veja no vídeo abaixo mais um trecho da entrevista com o Diretor da EIT Teatro para Comunicação e Negócios.


Falta propósito
Muitas empresas se queixam de que oferecem os treinamentos, mas os empregados não se envolvem. Segundo Calixto, as empresas precisam mostrar que também se comprometem com os colaboradores, para que eles se engajem e envolvam com o treinamento. “O que há é falta de propósito, as pessoas não enxergam sentido no que fazem e as empresas não deixam evidente seus propósitos”, assinala. Veja no vídeo abaixo mais um trecho da entrevista.

Comunicação interpessoal é decisiva
Para Leonardo Calixto, as pessoas precisam aprender a se comunicar de modo eficaz, o que significa, acima de tudo, autenticidade. Ele explica que a comunicabilidade se adquire, assim como se aprende uma nova língua. Para isso, é preciso buscar e adquirir essa habilidade, algo que o Século 21 espera de todo profissional. Veja no vídeo abaixo o último trecho da entrevista com o autor do artigo “As múltiplas facetas do treinamento”.

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