quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Um Raio X de seu Site
Learn how to increase your sales tracking the footsteps of its customers on your website.
Quantas pessoas leram o seu anúncio na revista de bairro, na Veja? Quantas pessoas de fato viram seu anúncio de 30 segundos na televisão, leram o seu folheto enviado pelo correio?
Meios de divulgação offline como os descritos acima costumam alcançar um grande número de pessoas, mas medir o seu resultado efetivo pode não ser uma tarefa simples. Uma das grandes vantagens de se utilizar a internet como ferramenta de vendas é exatamente a possibilidade de acompanhar os passos de todos os seus "clientes" online de uma forma fácil, intuitiva e, ainda melhor, de graça.
O Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta chamada Google Analytics. Todas as informações contidas neste artigo baseiam-se nas funcionalidades desta ferramenta, apesar de existirem diversas outras com funcionalidades similares. A grande vantagem do Google Analytics é a de ser gratuita, poderosa e online, com toda a base de dados armazenada nos servidores do Google. Isso faz com com que toda e qualquer atualização - e não são poucas - seja rapidamente disponibilizada a todos os usuários. Welcome to cloud computing!
Antes de mais nada, é preciso entender qual o objetivo do site para ter o que avaliar. Chamamos de "meta" o objetivo que você espera que usuários alcancem. Para uma loja de comércio eletrônico, uma meta é uma venda. Para um provedor de serviços, um formulário preenchido. Para um fabricante, uma visita à página "onde comprar", à página de descrição de um produto ou o download do catálogo de produtos.
Veja alguns exemplos de informações que podem ser obtidas:
■Quantas pessoas abandonam o seu site na primeira página (não encontraram o que queriam);
■Quantas pessoas de fato chegaram ao seu site de sua campanha de e-mail marketing de Março;
■O que digitaram no Google (Yahoo, Bing, etc) antes de entrar em seu site;
■Quantas pessoas concluíram uma meta em seu site;
■De que cidades, estados, países vieram essas pessoas ;
■Quais as páginas por onde mais usuários abandonam seu site, o que pode indicar algum problema nessas páginas ;
■Em que página pessoas mais abandonam o carrinho de compras de seu e-commerce ;
■Qual o caminho mais frequentemente percorrido pelas pessoas em seu site até cumprir uma meta;
Além disso, é possível cruzar qualquer das informações acima, mostrando o poder de análise deste tipo de ferramenta:
■Quais as páginas mais frequentemente visitadas por usuários de região sudeste do Brasil antes de concluir uma meta em seu site;
■Quantas pessoas que visitaram a página "quem somos" de seu site entraram em contato através do formulário do site;
■O que as pessoas que cumpriram uma meta digitaram no Google antes de entrar no site;
■Quantas pessoas vindas de seu email marketing concluíram uma meta no site.
São inúmeras as possibilidades de combinações de análise. Se a sua empresa leva a internet a sério, e considera-a uma importante ferramenta de aquisição de novos clientes, uma melhor compreensão do perfil de utilização do site passa a ser uma poderosa ferramenta para adaptá-lo às necessidades de seus clientes.
Resultado? Um site eficiente que vende!
Bernhard Schultze
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